XIII SENAM

Palestrantes

Palestrantes

Mini Currículo

Adriel Yoshio Santos Igarashi

Auditor de Tributos do Município de Goiânia, com mais de 8 anos de experiência na administração tributária municipal. Atua há mais de 3 anos como Julgador Monocrático de Primeira Instância no Conselho Tributário Fiscal de Goiânia, aliando profundo conhecimento em legislação tributária com sólida expertise em Ciência e Análise de Dados. Mestre em Engenharia com especialização em Inteligência Artificial, com domínio de Python, SQL e técnicas de Machine Learning.

Alberto Macedo

Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário USP; MBA em Gestão Pública Tributária pela Fundação Dom Cabral (FDC); Professor de Direito Tributário da ESTB, FIPECAFI, Insper, IBDT e IBET; Auditor Fiscal Tributário Municipal de São Paulo; Ex Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo; Ex Presidente do Conselho Municipal de Tributos; Assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo; Coordenador da Câmara Técnica Permanente (CTP) da ABRASF; Coordenador do GT 07 (ISS e IBS) da ABRASF; Coordenador técnico da FNP no PAT-RTC do Ministério da Fazenda; Membro titular do Grupo de Coordenação Técnica Normativa do Pré Comitê Gestor do IBS; Membro do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação CAEFT da Associação Comercial de São Paulo.

Aldrin Myra

Auditor Fiscal do Município de João Pessoa. Diretor de Fiscalização Tributária. Bacharel em Direito (UFPE).

Alex Sandro Kuhn

Graduado em Matemática (UFPR) e Mestre em Fazenda Pública, Gestão e Administração Tributária (UNED/Espanha). Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo e representante do Comsefaz em grupos de trabalho no âmbito do Pré‑Comitê Gestor do IBS e da Reforma Tributária.

Amarildo Alvarenga

Auditor na Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia.

Andre Luis Galvao De Franca Filho

Formado em Administração de Empresas (FEA‑USP) e em Direito (Universidade Estácio de Sá). Auditor Fiscal Tributário Municipal de São Paulo desde 2013. Atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Tributos do Município de São Paulo.

Antônio Alcoforado

Doutor em Direito Tributário (PUC/SP). Coordenador do MBA em Reforma Tributária (FBT). Professor de Direito Tributário (FBT, UFPE, IBET). Titular de dois grupos no PAT‑RTC. Pesquisador no NEF/FGV‑SP. Atuou no CCiF na concepção da EC 132/23. Coordena regimes específicos, diferenciados e favorecidos no Pré‑Comitê Gestor do IBS.

Ângelo de Angelis

Mestre em Economia (Unicamp), com foco em IVA, e especialização pela The George Washington University. Atuou por 34 anos como Auditor Fiscal da Receita Estadual de SP. Pesquisador do NEF/FGV Direito SP e colaborador do CCiF, participou da construção da reforma tributária do consumo. Sócio na Angelis, Campos, Félix e Santi Consultores, com foco em reforma tributária para empresas.

Anselmo Zilet Abreu

Doutor e Mestre em Direito Constitucional e Processual Tributário (PUC/SP). Especialista em Direito Tributário e Processual Tributário. Bacharel em Direito e Ciências Contábeis. Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo. Ex‑Conselheiro do CMT/SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0969103427317264.

Anna Carolina Ito

Auditora‑Fiscal Tributária do Município de São Paulo. Graduada em Ciências dos Alimentos. Pós‑graduada em Gestão Tributária e em Ciências de Dados. Membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Integra Grupos Técnicos do Simples Nacional no Pré‑Comitê Gestor do IBS.

Antônio Alves Rodrigues

Auditor Fiscal do Município de São Paulo. Representante dos municípios no GT de Regime Específico de Serviços Financeiros (Prefeitura de São Paulo) e no GT de Regime Específico de Serviços Financeiros do IBS.

Argos Campos Ribeiro Simões

Bacharel em Direito (USP). Especialista em Direito Tributário (IBET e FAZESP) e em Direito do Estado (ESPGSP). Mestre e Doutor em Direito Tributário (PUC‑SP). Professor convidado (IBET, COGEAE/PUC‑SP, EPM, APET, FAAP, EPD, FDSBC). Coordenador e professor do Curso de Extensão em ICMS do IBET. Juiz Presidente do TIT/SP e Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Cássio Vieira Pereira dos Santos

Vice-presidente da ANAFISCO e da FENAFIM. Professor de Direito Tributário (USCS). Auditor-Fiscal do Município de São Paulo. Engenheiro (Mackenzie) e advogado (USP). Pós-graduação em Administração (FGV-SP), Direito Tributário (PUC-SP) e Finanças Públicas (FDC).

Celia Carvalho

Assessora Especial da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG). Coordenadora do Grupo de Coordenação Técnico-Funcional (GCTF).

César Yukio Saito

Engenheiro de Computação (Unicamp) e bacharel em Direito (PUC-Campinas). Auditor Fiscal Tributário; Diretor do Departamento de Receitas Mobiliárias de Campinas; ex-Vice-Presidente e ex-julgador da Junta de Recursos Tributários. Diretor jurídico do Sindicato dos Auditores de Campinas. Representante da FNP no Pré-Comitê Gestor do IBS.

Clarissa Rodrigues Mendes

Auditora Fiscal de Tributos Municipais de Curitiba. Administração e Ciências Contábeis; pós em Controladoria/Auditoria, Administração Pública e Direito Público. Chefe de Tributação do ISS (Curitiba). Representante no Conselho de Contribuintes. Membro da Secretaria Executiva do CGSN; coordena GT de Atividades e Ocupações e os GTs do Simples no Pré-Comitê do IBS.

Cintia Estefania Fernandes

Procuradora do Município de Curitiba. PhD em Gestão Urbana (PUC-PR); Mestre em Direito do Estado (UFPR). Especialista em Políticas do Solo Urbano (Lincoln Institute, Cambridge‑MA) e em Direito Tributário/Processual (PUC-PR) e Direito Processual (IBEJ). Professora (Lincoln Institute, IBET, ABDCONST, UNED) e convidada na UFPR. Colabora com JICA e ONU‑Habitat. Autora de IPTU. Texto e contexto (2005). Atua em comissões da OAB/PR e em conselhos municipais.

Dão Real Pereira dos Santos

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (desde 1995). Presidente do Sindifisco Nacional. Membro-fundador do Instituto Justiça Fiscal. Professor de educação fiscal e cidadania (UFRGS).

Denys Miyashiro

Engenheiro Mecânico (Unicamp). Auditor Fiscal do Município de São Paulo. Representante da FNP no GTI02 e Subcoordenador do SubGT 02.4 (Documentos Fiscais) do Pré‑Comitê Gestor do IBS.

Elder Souto Silva Pinto

Bacharel em Ciências Contábeis (U. Católica de Goiás). Auditor Fiscal da Receita Estadual de Goiás. Gerente de Representação no Confaz e Relações Federativas; representante de Goiás na COTEPE/ICMS; coordenador do GT06 (SPED) e de projetos NF‑e/CT‑e/EFD. Diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos (desde 2015). Coordena o SubGT 02.2 Cadastro do Pré‑Comitê do IBS.

Eliane Figueira Heidemann

Fiscal de Tributos (Sefaz/AP). Graduada em Matemática (UNIFAP) e Mestre em Administração Tributária e Fazenda Pública (IEF/Espanha). Membro do Conselho de Recursos Fiscais (desde 2021). Atuou no GT48 (Sped Fiscal) e na coordenação de malhas fiscais eletrônicas da fiscalização estadual.

Erivelto Leal

Auditor Fiscal de Tributos Municipais de Manaus.

Fabrício Dameda

Auditor-Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre/RS. Membro do PAT‑RTC; suplente no Grupo de Coordenação Estratégica (GCE) e no Grupo de Coordenação Técnico‑Normativo (GCTN) do Pré‑Comitê Gestor do IBS. Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre.

Fausto Vieira Coutinho

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Economista (UnB). Especialista em Direito Tributário e Aduaneiro (ESAF/DF), Integração e Comércio Internacional e Direito Tributário Internacional (Univ. de Montevidéu), e Mercado Financeiro (FAAP/SP). Mestre em Fazenda Pública e Administração Financeira e Tributária (UNED/Madri).

Flávio Luiz Andrade

Servidor da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (desde 1991). Administração (UFMG) e Eng. Civil (Dom Hélder). Pós em Sistemas de Informação (UFLA) e em Geoprocessamento (UFMG). Gerente de Cadastro Tributário (desde 2006). Representante da ABRASF em CGSN, CNAE Subclasses, SINTER, RedeSim e GTs do Pré‑Comitê do IBS.

Francisco José Gomes

Mestre em Direito. Especialista em Gestão Tributária e em Educação. Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis. Auditor de Tributos na Secretaria das Finanças do Município de Fortaleza.

Gabriel Guy Léger

Procurador-Geral do Ministério Público junto ao TCE‑PR (biênio 2024/2026; também 2004/2006). Diretor-Executivo da AMPCON (2025/2026). Integra o CNPGC (2024/2025) e coordena o Comitê de Acessibilidade e Inclusão do IRB (2025). Integrante do Comitê Técnico de Estudos e Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa. Rui Barbosa (2022/2025). Integrante da Comissão de redação do Código de Processo Administrativo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (2023/2024). Integrante da Comissão de Sustentabilidade Ambiental do Ministério Público de Contas (2023/2025). Integrante da Comissão de Estudos sobre Controle Externo e Tribunais de Contas, do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo – IBDA (2025). Integrante da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná. Natural de Curitiba, foi nomeado Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná em 1998. Foi Procurador da Fazenda Nacional (1993/1998). Exerceu advocacia privada (1989/1993); bacharel em Direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba. Possui MBA em Licitações e Contratos Administrativos à Luz da Lei nº 14.133/2021 - Teoria, Controle e Prática. Fez cursos de especialização na École Nationale de la Magistrature e na École Nationale d'Administration, ambas em Paris, França; coordenou no Paraná o Projeto ‘Ministério Público de Contas pela Acessibilidade Total’, e é autor e co-autor de diversos artigos jurídicos e palestrante.

Guilherme Adolfo dos Santos Mendes

Graduado em Direito (USP) e em Ciências Navais (Escola Naval). Doutor em Direito (USP) e mestre. Professor Doutor da FDRP/USP e orientador de mestrado. Atua em Direito Tributário, Legislação Tributária Federal, Direito e Desenvolvimento, Direito da Pequena Empresa e Teoria Comunicacional do Direito.

Heleno Taveira Torres

Professor Titular de Direito Financeiro e Livre-Docente em Direito Tributário (USP). Doutor em Direito do Estado (PUC-SP) e Mestre em Direito Tributário (UFPE). Aperfeiçoamento em Direito Tributário Internacional (La Sapienza, 1994). Ex-Vice-Presidente da IFA. Advogado e parecerista.

Hélio Mello

Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo. Mestrando em Direito Tributário Internacional e Comparado (IBDT). Bacharel em Direito (USP) e em Ciências Econômicas (Universidade Cruzeiro do Sul).

Jefferson Valentin

Professor e Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo. Doutorando em Economia. Membro da Comissão Técnica da Febrafite. Representante do Comsefaz no GT 4 do PAT-RTC (operações com bens imóveis) e no GT04 (Regimes Específicos e Favorecidos) do Pré-Comitê Gestor do IBS.

João Dias

Auditor Fiscal da Receita do Distrito Federal.

João Henrique Chauffaille Grognet

Mestre em Direito Fiscal (FDUL), especialista em Administração Pública (FGV/RJ) e graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ). Procurador da Fazenda Nacional; atualmente Procurador-Geral Adjunto da Dívida Ativa da União e do FGTS. Ex-CG de Estratégias de Recuperação de Créditos, ex-Subprocurador Regional, ex-Procurador-Chefe da Dívida Ativa e da Divisão de Assuntos Fiscais, ex-Procurador-Seccional em Volta Redonda e Campos. Presidente do Conselho de Administração da Casa da Moeda do Brasil.

Jorge Franklin Oliveira Henriques Júnior

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Público (Universidade Estácio de Sá). Agente de Polícia Federal (2022–2024). Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro (desde 2024).

José Carlos de Matos Leocádio

Bacharel em Ciências Econômicas (FEA/USP) e MBA em Gestão Atuarial e Financeira (FIPECAFI/USP). Auditor Fiscal Tributário do Município de São Paulo desde 2007. Experiência no Itaú Unibanco e BrasilPrev.

José Clovis Cabrera

Advogado e consultor especialista em tributos estaduais; Auditor Fiscal da Receita Estadual de SP (aposentado). Foi CAT/SEFAZ-SP, Diretor Executivo da Administração Tributária, DRT e consultor tributário. Integra conselhos da ACSP e FECOMÉRCIO; consultor FIPE/FGV Projetos; membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP. Sócio-diretor da Clovis Cabrera Consultoria Tributária Ltda (desde 2018).

José Mauricio Conti

Graduado em Direito e Economia (USP). Mestre, Doutor e Livre-docente em Direito Financeiro (USP). Professor da Faculdade de Direito da USP (graduação e pós). Juiz de Direito (aposentado). Advogado, economista e consultor em Direito Financeiro e Finanças Públicas. Fundador dos grupos de pesquisa em Orçamentos Públicos, Federalismo Fiscal e Poder Judiciário (FD/USP).

Juan Ignacio Nigrelli

Abogado especialista en Derecho Tributario (UBA) y Derecho Penal y Criminología (UNLZ). Docente de grado (UBA, UB) y posgrado (UB, Siglo XXI, UM). Director General de Análisis Fiscal de la AGIP (Ciudad Autónoma de Buenos Aires).

Kleber Cabral

Auditor Fiscal da RFB. Eng. Mecatrônica (Poli-USP) e Direito (FD-USP). Presidente da Unafisco (2016–2018) e 1º Vice-Presidente (2022–atual). Presidente do Sindifisco Nacional (2019–2021). Duas vezes na lista tríplice para Secretário da RFB (2015 e 2022). Palestrante em justiça tributária e reformas.

Leonardo Godoi Sia

Mestre e especialista em Direito Tributário (IBET); especialista em Direito Público e Privado (ISMP/RJ). Professor do IBET. Coord. GT1 CTAT/CNM. Integrante do GT1 e suplente do GCTN (Pré-Comitê do IBS). Diretor e fundador da Afimerj. Auditor Fiscal do Município de Japeri/RJ.

Lucas Galvão de Britto

Bacharel em Direito (UFRN). Especialista e Mestre/Doutor em Direito Tributário (PUC-SP). Professor da PUC/SP e do IBET. Redator-Chefe da Revista de Direito Tributário Contemporâneo. Advogado e sócio na Barros Carvalho Advogados.

Lucas Marques da Silva

Advogado, gestor do Contencioso de Massa no Farág, Ferreira & Vieira Advogadas e Advogados. Atuação em direito público (servidores). Pós-graduação em Direito Constitucional e Gestão; pós-graduando em Direito Administrativo e Tributário. Conselheiro Fiscal do INDEPAD.

Lucas Morais

Ex-Gerente do Simples Nacional, ex-Superintendente da Administração Tributária e ex-Secretário Executivo de Finanças (Goiânia/GO). Presidente do Conselho Tributário Fiscal de Goiânia/GO. Membro do PAT da Reforma do Consumo (SERT/MF).

Luciana Borges Teixeira Baraúna

Contadora, Auditora Fazendária e Diretora Financeira da Prefeitura de Salvador. Mestranda em Políticas Públicas; MBA em Gestão Pública e Controladoria; especialista em Auditoria e Perícia. Experiência desde 2003 em contabilidade, orçamento, dívida e SIAFIC. Integra CPCASP/CFC, CTCONF/STN, Comissão de Contabilidade Pública (CRC-BA) e coordena o Grupo de Contadores das Capitais (ABRASF).

Márcio Augusto Campos

Doutor pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Mestre e Doutor em Direito, Estado e Constituição (UnB). Auditor-Fiscal da RFB (Tributação Internacional). Membro da DATF. Delegado e membro da mesa da TFDE G20/OCDE (2016–2018).

Márcio Picolli

Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-graduando em Docência do Ensino Superior. Auditor Fiscal de Tributos Estaduais (SEFAZ-RR) há 17 anos. Coordenador do GT 03 – Fiscalização do Pré-Comitê Gestor do IBS.

Marco André Vieira

Consultor Legislativo do Senado Federal. Advogado. Pós-graduado em Advocacia Empresarial, Processo Civil e Análise de Demonstrações Financeiras. Mestre (UFV). Ex-Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Marcos Hübner Flores

Auditor Fiscal da RFB. Gerente do Projeto de Implantação da Reforma Tributária do Consumo na RFB. Administração (UFRGS); esp. em Fiscalização de Contribuições Previdenciárias (UnB); mestrando em Hacienda Pública y AFT (IEF).

Michele Patricia Roncalio

Secretária da Fazenda de Florianópolis-SC. Presidente da ABRASF. Auditora de Finanças Públicas (SEF/SC). Membro titular do GGE do Pré-Comitê do IBS (FNP) e do Comitê Gestor da NFSe Nacional (ABRASF/FNP). Contadora e Mestre em Contabilidade (UFSC).

Miqueas Liborio de Jesus

Auditor Fiscal do Município de Joinville e Membro-Julgador da JURAT. Professor de Direito Tributário (ACE). Especialista em Direito Tributário (FGV), Constitucional/Tributário (FAMEESP) e Direito Público (Legale). Bacharel em Direito (UNIVILLE). Integrou PAT-RTC 1 e 2 e o GCTN do Pré-CGIBS (COMSEFAZ/CNM/FNP).

Paulo Ayres Barreto

Bacharel em Direito (USP, 1984) e Administração (FGV-SP, 1983). Mestre (1999) e Doutor (2005) em Direito (PUC-SP). Livre-Docente (USP, 2008). Professor Associado da FD/USP (Direito Econômico, Financeiro e Tributário).

Paulo Yamada

Auditor-Fiscal na Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo.

Peterson Ferreira

Sócio do escritório FV Advogados. Pós-graduado em Direito Tributário. Especialista em Direito Empresarial. Atuação focada em gerenciamento de crises e recuperação de empresas.

Rafael Vilches

Auditor-Fiscal do Município de São Paulo (desde 2012), Assessor Técnico do Departamento de Tributação e Julgamento. Representa o Município nas discussões da Reforma Tributária (ABRASF/FNP). Indicado pela FNP no GT1 – Normas Gerais do IBS (Pré-CGIBS).

Renato Oliveira Deluca

Auditor Fiscal da Receita Estadual (desde 1994). Eng. Mecânica (PUC/MG). Pós em Análise de Sistemas (FAFI/BH) e em Direito Tributário (FJP/MG). Coordenou projetos SPED (NF-e, CT-e, EFD, ECD) e lidera a NF-e em MG (desde 2007). Diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos (desde 2015). Coordena o SubGT 02.2 Cadastro do Pré-Comitê Gestor do IBS.

Ricardo Almeida

Mestre em Direito Público (UERJ). Professor de Pós em Direito Tributário (UERJ). Diretor da ABDF. Procurador do Município do Rio de Janeiro (PGM-Rio). Assessor jurídico da ABRASF. Fundador do Instituto MUNICIPÓLIS.

Robledo Trindade

Fiscal da Receita do Amapá. Representante COTEPE/ICMS e membro suplente do Conselho Superior do CG-IBS. Atuação em GTs (COTEPE/ICMS, COMSEFAZ, SERT/MF, Pré-CG do IBS) sobre ZFM/ALC e regimes específicos/favorecidos. Palestrante na Câmara dos Deputados (cashback, cesta básica, ZFM, Simples, compras públicas). Letras e Administração; mestrando (UNED/Espanha).

Rodrigo Keidel Spada

Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo. Presidente da Febrafite e da Afresp. Eng. de Produção (UFSCar), Direito (Unesp) e MBA em Gestão Empresarial (FIA).

Robson Maia Lins

Coordenador-Geral do Mestrado e Doutorado em Direito (PUC/SP). Presidente do IBET. Doutor e Mestre em Direito Tributário (PUC/SP). Bacharel em Direito (UFRN). Ex-Presidente do CNE. Advogado, sócio do Barros Carvalho Advogados Associados.

Rodrigo Kreis de Paula

Auditor Fiscal do Município de São Paulo. Mestre em Ciência de Dados (NYU) e pós-graduado em IA/ML (PUC-MG). Administração (FGV-EAESP) e Visiting Scholar (Center for Responsible AI, NYU). Responsável pelo Projeto Optimus e iniciativas de Dados/IA na Receita Municipal de SP.

Rodrigo Octávio Orair

Diretor na SERT/MF. Economista (UFMG) e mestre em Teoria Econômica (Unicamp). Pesquisador licenciado do Ipea e ex-diretor da IFI/Senado. Especialista em macroeconomia e política fiscal; pesquisa em finanças públicas, tributação e desigualdade.

Roni Peterson Bernardino de Brito

Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Assessor do Gabinete da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

Rubens Ferreira da Costa

Auditor Fiscal de Tributos de Belo Horizonte. Graduação em Direito e Ciências Contábeis. Pós-graduação em Direito Constitucional e Tributário. Diretor de Relações Institucionais (ANAFISCO) e de Assuntos Estratégicos (CONACATE).

Ryan Minnick

Chief Operating Officer, Federation of Tax Administrators (Washington, D.C., EUA). National Expert in Tax Tech.

Sergio André Rocha

Professor Titular de Direito Financeiro e Tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sheyne Cristina Leal

Diretora de Cobrança e Arrecadação e Auditora Fiscal (Sefaz/SP). Integrante do GT de Split Payment (PAT-RTC 2) e coordenadora do grupo de arrecadação e cobrança do Pré-Comitê do IBS. Eng. de Computação (ITA), especialista em Sistemas de Informação (UFRJ), MBA em Gestão (Ibmec), mestre (FGV) e MBA em Ciência de Dados (USP).

Sílvia Leal

Auditora Fiscal da SEFAZ-MS. Mestre em Finanças Públicas com especialidade em Administração Tributária (IEF/UNED, Espanha). Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos (FGV) e em Auditoria e Controladoria (UFMS).

Tácio Lacerda Gama

Advogado. Sócio-fundador do Lacerda Gama Advogados. Livre-docente em Direito Tributário (PUC/SP). Professor de graduação, mestrado e doutorado (PUC/SP) e do IBET (desde 2001).

Thiago Rubio Salvioni

Auditor-Fiscal Tributário do Município de São Paulo (desde 2012) e Subsecretário da Receita Municipal (desde 2019). Membro do Comitê Gestor do Simples Nacional e do Comitê Gestor da NFS-e Nacional. Bacharel em Administração (UNINOVE) e pós-graduação em Gestão Tributária (FDC).

Contato

© 2025 FENAFIM-SENAM